Conceitos Curiosidades

Home / Conceitos Curiosidades

CONCEITOS E CURIOSIDADES

* INFORMAÇÕES É EVENTO MENTAL; NÃO É EVENTO COMPUTACIONAL OU INFORMÁTICO.

* É a informação que organiza a desordem. É isso que o DNA faz! Informação é vida.

INFORMAÇÃO É VIDA...

* Heurística: conjunto de técnicas destinado a resolver o problema de solucionar problemas e encontrar oportunidades.  ( Etimologia: do grego HEURISTIKE - encontrar,descobrir ). Atividade da inteligência humana.

* Novo Milênio - Sociedade da Informação e do Conhecimento - consequências: o trabalho torna-se cada vez "mais imaterial e se acentua o caráter cognitivo das tarefas". Potencialidade para "criar inteligentemente" novos modos de viver, de ser e de pensar. A força bruta do trabalho, até agora, apresentada como expoente da economia, é substituída pela força do INTELECTO HUMANO.

* Conhecimento: apropriação pela consciência do objeto, da realidade, da percepção...

* Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente, princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. Ex: TIC - tecnologia da informação e da comunicação.

* TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÃO É INFORMAÇÃO!

* O que é DADO para uma pessoa pode ser INFORMAÇÃO para outra. Isto depende do REPERTÓRIO INTELECTUAL!

FOCUS & REFLEXÕES

A nova economia não está na tecnologia, seja ela o microchip ou a rende mundial de telecomunicações. Esta na mente humana - Alan Weber.

Cultura e tecnologia, hiato na prática, no cérebro e na mente - perda de energia!

Não espere que o seu problema na área do conhecimento seja resolvido por um software.

Sob um certo prisma, o computador é a expressão máxima de uma visão de mundo analítica e conceitual, ou seja, na concepção de um universo mecânico surgida na época de Denis Papin, final do século XVII. - Autor não identificado.

A passagem do universo mecânico para o universo biológico há de eventualmente exigir uma nova síntese filosófica. - Idem.

Questões básicas para empreender conhecimento/informação/informações: o que necessitamos saber? O que nós já sabemos? Por que precisamos saber disso? Quando precisamos saber disso? O que fazemos com a "inteligência" gerada, uma vez que a tenhamos? O que nos custará obtê-la? O que poderia nos custar não obtê-la? Como obtê-la?

O que é inteligência ? " Todos concordam que, de todas as qualidades humanas, a inteligência é uma das mais desejáveis. Mas nem todos se referem à mesma coisa quando falam dela. Platão afirmava que, ao sabermos em que consiste a inteligência, de certa maneira ficaríamos mais inteligentes". - William Stern

O cérebro, incluo a mente, é a mais recente forma de mais-valia.

A VELOCIDADE DA NOTÍCIA / DADOS

Tempo de propagação de importantes notícias pelo mundo:

1865: assassinato do presente americano Abraham Lincoln - a europa soube do fato em 13 dias;

1929: quebra da bolsa de N.Y. - a crise só repercutiu na economia em 1931;

1963: assassinato do presidente americano John Kennedy - a notícia se espalhou pelo mundo em 02 horas e meia, através do rádio; 1998: crise financeira na Rússia - em 09 segundos todo o mundo já sabia. Os reflexos foram imediatos;

2001: atentado trade center - o mundo recebeu a notícia em tempo real.

Informação, conhecimento e, principalmente, informações, oportunidade e tempo - devem ser vistos como novas fontes de produção de riqueza e evolução.

O objetivo da arquitetura da informação é fazer com que as coisas tenham sentido. Identificar necessidade. Depois criar a menor maneira de atender o que " as pessoas querem". Tornar a informação compreensível. Apresentá-la de tal modo que transmita o conteúdo importante. E nos tempos em que vivemos, com todo esse excesso de informação, dados, bobagens e coisas descartáveis, não falta trabalho para quem se propõe a isso.-Richard Saul Nurman.

A informação é a base para ganhar "clientes" ( coloquei clientes entre aspas porque atualmente eles não mais existem. Cliente, etimologicamente, significa: carente, necessitado, coitado, dependente, etc - o que é irreal para os não leigos ). Quem tem cliente não tem mercado. Ex: quem vende fios para edifícios precisa de pesquisa para saber quais as obras existentes. -

Recursos intelectuais são 3 ou 4 vezes mais valiosos do que os recursos físicos de uma empresa. Infelizmente só 10 a 20% desse valioso capital é utilizado pelas grandes organizações - Diretoria Recursos Intelectuais / Dow Chemical

Internet, fax e celular democratizaram a informação. Com pouco dinheiro e muito conhecimento/qualificado, qualquer um pode competir com uma grande empresa.

 SE VOCÊ ESTÁ VIVO! 

 ESTE ASSUNTO É DE SEU INTERESSE:

ENGENHARIA DE INFORMAÇÕES

 Não perca a oportunidade, participe do seminário:

CÉREBRO, MENTE E INFORMAÇÕES

criando uma nova civilização para o milênio da inteligência

faça contato@engenhariadeinformacoes.com.br

Seminário aberto ao público e "in company" (personalizado)