TRÊS TRILHÕES DE DÓLARES

Home / Conteudo / TRÊS TRILHÕES DE DÓLARES

 TRÊS TRILHÕES DE DÓLARES

" A despeito dos trilhões de dólares, libras, marcos, francos e ienes gastos em tecnologia da informação (TI) para objetivos comerciais, a tecnologia parece incapaz - ao menos por si só - de fornecer os recursos da informação de que necessitamos para executar e administrar negócios. A despeito dos 20 anos de tentativas de controalr a informação, criando uma "arquitetura" de dados precisos, bem como de quem e de como se deve recebê-los, a abordagem não tem, regra geral, informado ou aperfeiçoado nossas discussões sobre necessidades informacionais ".  ... Desde o início da década de 90, dei consultoria ou pesquisei mais de 50 empresas - entre elas muuitas organizações sofisticadas - no que diz respeito à administração da informação. Na maioria delas, os ambientes informacionais são estarrecedores. Ninguém sabe o que sabe, ou o que precisa saber. Há pouca informação acessível sobre funcionários, clientes e até mesmo sobre os próprios produtos. Mesmo as empresas famosas pela aplicação de sistemas de informação específicos costumam contar com ambientes informais internos pobres. ... Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de tal incompetência, embora o custo da otenção de uma informação errada - ou do não-uso da informação correta - seja difícil de medir. ... A NASA sabia que a vedação do ônibus espacial Challenger não funcionava com tempo frio, mas mesmo assim o lançamento foi feito num dia frio. Resultado: tragédia. ... No começo da década de 1980 a IBM possuía uma infinidade de dados, baseados em pesquisas próprias e em levantamentos externos de mercado, para prever o declínio do mainframe. Ainda, assim, em 1994, quando a divisão de computdores ia mal, um membro da diretoria reclamou que nunca soubera de problema nenhum. ... Na última década, os gastos com TI, nos Estados Unidos, vêm sendo estimados em mais de três trihões de dólares. Mas a informação - ou ao menos o uso efetivo dela - não cresceu na mesma proporção. Charles Wang, diretor-presidente da Computer Associates, uma das maiores empresas de softwares do mundo, afirma que um terço desses gastos com tecnologia - a assustadora quantia de um trilhão de dólares - acabou sendo desperdiçado por utilização inadequada ou pura e simplesmente falta de uso. QUAL A SITUAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS HOJE ( 2011 ) ?

   Neste momento em que falar em "era da informação" já se tornou lugar-comum, é cada vez mais necessário repensar o que isso realmente significa para as empresas e os indivíduos. Ao passo em que os investimento em informática de alguns países chegam a 50 por cento do capital total investido, os resultados muitas vezes tem deixado a desejar. Por que essa dispendiosa tecnologia não tem apresentado o retorno esperado, em muitas empresas ?

Este intróito foi captado do livro: Ecologia da INFORMAÇÃO; Davenport - Thomas H. - ed. Futura. Quem se interessa pelo tema informação não pode deixar de ler, refletir e ter este livro como relevante referência para estudos e pesquisas.

 Com o acima exposto estou iniciando a pesquisa e apresentação de uma série de questões referentes a conceitos, práticas, inovações, prospecções e aplicações do que não é matéria nem energia no mundo dos negócios. É A ENGENHARIA DE INFORMAÇÕES CONTRIBUINDO PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO PARA O MILÊNIO DA INTELIGÊNCIA. - Prof. Helbert Siva - contato@engenhariadeinformacoes.com.br

 

 

Veja Também